Saberes do Ciclo Menstrual

Compartilho aqui um artigo escrito pela doutora Roberta Struzani, sobre os Ciclos Lunares e Ciclos Menstruais.

Fases do Ciclo Menstrual: É necessário conhecer as fases para saber qual característica emocional é esperada de você em cada dia, e para ter consciência do que está se passando com você no momento.
Então o primeiro dia da menstruação é o primeiro dia do ciclo. O ciclo tende cerca de 28 dias. E cada ciclo é dividido em três fases: Folicular- Ovulatória – Lútea.

Fase Folicular: dentro do ovário contém folículos muito pequenos do tamanho da cabeça de um alfinete. Um destes folículos vai se desenvolver e crescer do tamanho de uma ervilha. Este processo de crescimento levará cerca de 14 dias.

Fase Ovulatória: depois de 14 dias o folículo rompe- se e inicia-se a ovulação. Ou seja, período em que o óvulo desce pelas trompas uterinas, esperando ser fecundado pelo espermatozoide. Momento de fertilidade da mulher, quando os hormônios progesterona estarão aumentados, deixando a libido alta, e a mulher fértil. Dois agravantes perfeitos para gravidez, se mesmo assim a fecundação não existir, o óvulo vai continuar descendendo, para ser eliminado.

Fase Lútea: Enquanto o óvulo descia pelas trompas á espera do espermatozoide, o útero também se preparava, formando uma massa amarela no útero para acomodar o feto que poderia chegar. Essa massa amarela é chamada de corpo lúteo. Se não houver fecundação o corpo lúteo começa a se degenerar para ser eliminado junto a menstruação, que ocorrerá logo em seguida. Agora faremos uma associação das fases menstruais e fisiológica e o que ocorre emocionalmente nestes períodos.

Na Fase Folicular, a mulher apresentará a sua criatividade no estado máximo, uma energia extrovertida e social. Quanto mais vai se aproximando da Fase Ovulatória, mais vai intensificando estes sintomas, e ao quando chega na fase ovulatória todas essas características de criatividade e extroversão aumentam chegando no seu ápice.

As mulheres na ovulação são férteis em todos sentidos, é uma ótima oportunidade para iniciar novos projetos. Além disso, o aumento de estrogênio dessa fase aumentam a atividade do hemisfério cerebral esquerdo, (que aumenta a fluidez verbal, pensamento lógico), assim como observa-se uma diminuição do hemisfério direito (intuição, introspecção). Nesta fase o desejo sexual esta no auge, e o nosso corpo secreta no ar hormônios associados ao atrativo sexual.

Na Fase Lútea, que ocorre um pouco antes da menstruação, surgem características tão marcantes na mulher que na ciência foi até dado um nome para a alteração emocional que ocorre nessa fase lútea, a TPM. Nesta fase o ser inferior mais instinto manifesta-se , momento de revelação de suas sombras. Onde serão apresentados os limitantes adquiridos e sustentados por você mesma, que te impedem de ser feliz.

Quais são as crenças que você impôs a você, do que é capaz ou não de fazer? Elas vão se apresentar nessa fase. Suas inseguranças, seus medos, suas fúrias. Qualquer característica que te repele e te sufoca da sua personalidade vão ser liberadas nessa fase. Na Fase Lútea ocorre uma sábia função do corpo, uma limpeza para eliminarmos tudo que repreendemos.
A TPM é a revelação das suas sombras, enquanto houverem características de sua personalidade escondidas dentro de você, sendo reprimidas, haverá TPM para liberação dessas características. A partir do momento que você ganhar conhecimento de quem é você, com todas suas características benevolentes e suas sombras a TPM será somente mas uma fase da sua menstruação, com mudanças leves e tranqüilas.

Se ocorrer de nessa fase, você se deparar com uma personalidade sua que lhe agrada, mais firme, mais decidida, mais “bocuda”, enfim. Isso significa que existem características boas de sua personalidade que estás repreendendo, que não chegou ao seu conhecimento. E, é uma pena, não saber que existe alguém aí dentro de você tão bacana e tão forte. Portanto a fase lútea e principalmente a TPM, que está dentro dessa fase, é um momento de se autoconhecer.

E ao menstruar o alivio de eliminar toda a repressão, as mágoas, energias ruins que foram guardadas no corpo durante este ciclo de 28 dias. Ou seja, a cada 28 dias a mulher se renova, renasce, acompanhando os ciclos da lua.

 

Fases da Lua

Lua Negra (lua nova):

O que quer que estejamos pretendendo passará por um teste e precisará ser defendido, sustentado e direcionado com firmeza. (Principalmente se coincidir com a sua fase lútea). A fase lútea quando ocorre nessa lua também indica que faça opções de tudo que ocorreu nesses 28 dias do seu ciclo, que mantenha o curso das atividades e se comprometa com eles. Deve aumentar sua resistência contra as resistências encontradas. As coisas estão bem mais visíveis. Tudo está muito vulnerável, pois há uma luta entre o que era apenas um projeto e o que pode de fato tomar forma, ou ainda a luta interna do que é você e o que pode não ser você.

Nem todas as promessas são cumpridas e nem todos os anseios são concretizados, assim como nem todas as sementes vingam. Aceitar o lado bom do lado ruim é a melhor saída nessa fase com essa lua.

Quando esta lua ocorre em sua FASE DE OVULAÇÃO:

Tudo está mais claro, delineado e definido. Temos mais certeza do que queremos, conhecemos melhor a possibilidade de realização do que pretendemos e também dos problemas e resistências.

É um período muito movimentado, no qual as coisas se aceleram, mas os resultados não estão garantidos, está lutando para se impor. Os obstáculos devem ser enfrentados e ainda há tempo para qualquer mudança necessária.

O padrão de suas características emocionais que predominar na lua crescente é o que vai progredir durante todo o ciclo. Indicando se tenderás ao sucesso ou aos obstáculos nesse ciclo.

Lua Branca (lua cheia):

A lua cheia é um transbordamento. Por isso deverá avaliar pelo seu diário da lua vermelha, quais foram suas características na lua crescente, tudo o que foi enfrentado e todas as etapas próprias de cada processo de crescimento foram cumpridas a tempo, de forma adequada, você esteve equilibrada, se sim, então a Lua Cheia te trará realização e culminância. Caso contrário este ciclo seu que coincide com a Lua Cheia será de ansiedade, conflito consigo mesma e frustrações. A lua cheia altera os níveis de água do planeta e do corpo, levando a uma grande tendência ao inchaço do seu corpo nessa fase lútea.

A lua cheia revela o máximo de qualquer situação por isso, se ela ocorrer em sua fase lútea e/ou sua menstruação você estará mais intuitiva, muito mais introspectiva, o autoconhecimento tenderá a ser mais revelador, mas também os sintomas de TPM serão muito mais fortes, muita fome, tendência a momentos depressivos e ansiedade.

Já se ocorre na fase ovulatória, você estará mais extrovertida, social, mais satisfeita com sua imagem e com sua relação com os demais, estará com a libido aumentada e talvez também com aumento do apetite, é um momento de excelente agouro para se iniciar projetos, iniciar caminhos novos e trabalhar com a força de criação, despertando seus dons, estará mais inspirada para tudo. Mas cuidado com extravagâncias e exageros. Se você não estiver bem equilibrada consigo mesma, haverá grande flutuação do humor e tendências á características que não costumam fazer parte de sua personalidade.

O seu magnetismo com esta lua e essa sua fase estão em alta, excelente para trabalhos onde se quer atrair algo. A sua luz está brilhando e o seu corpo secreta um hormônio nessa fase que aumenta com essa lua, este hormônio tem a função de exalar um odor discreto percebido pelo cérebro que aumenta a libido do sexo oposto por você, lógico que outros fatores aumentam ou diminuem este processo. Por outro lado existe uma tendência nessa lua, tanto na fase lútea quanto na fase ovulatória de se preocupar demais com os relacionamentos, pode-se até ficar obsessiva com alguma situação em particular. Mesmo quando não se tem uma relação, a ausência de, pode nos frustrar e deprimir mais que o normal.

 

Resultado final dos Ciclos Menstruais e Ciclos Lunares:

Há dois tipos de ciclos no Sistema Lunar Biológico (como já havíamos dito antes o sistema lunar biológico é o resultado das fases menstruais com a fase lunar que está ocorrendo ao mesmo tempo, tudo isso irá desencadear uma série de conseqüências no estado emocional/ psicológico feminino .Estes dois ciclos são o Ciclo da Lua Branca, que ocorre quando a ovulação coincide com a lua cheia e a menstruação com a Lua Negra (3 dias antes da lua nova, entendido como o quinto dia da lua minguante a diante). E o Ciclo da Lua Vermelha que é quando a ovulação coincide com a lua negra e a menstruação com a lua cheia, a mulher pertence ao Ciclo da Lua Vermelha.

As mulheres do Ciclo da Lua Branca, como o auge da fertilidade ocorre durante a lua cheia, esse tipo de mulher tem melhores condições energéticas para expressar suas energias criativas e nutridoras por meio da procriação, e mais todas as características ditas anteriormente sobre a relação da fase e da lua.
Já as mulheres do Ciclo da Lua Vermelha, como o auge da fertilidade ocorre durante a fase escura da lua, há um desvio das energias criativas, que são direcionadas ao desenvolvimento interior, ao invés do mundo material. Costuma utilizar a energia sexual de várias formas e não só através do sexo.
Ambos os ciclos são expressões da energia feminina, portanto nenhum é melhor que o outro.